Todos nós sabemos da grandiosidade da Redes Sociais nos dias atuais, e que usá-las de uma maneira estratégica é uma vantagem indiscutível nesse mercado tão competitivo. E se você não sabe como, porque e qual a finalidade de cada rede, lamentamos te informar, você está perdendo espaço frente aos seus concorrentes “antenados”. Mesmo que todas pareçam ter um mesmo objetivo, ser um meio virtual de interação, elas possuem propósitos específicos, além de públicos bastante diferentes. Um adolescente de 17 anos, com certeza, terá um perfil em quase todas as redes, mas será mais ativo no Twitter, Instagram e Youtube, que são canais mais utilizadas por essa faixa etária. Já o Facebook, que é uma rede mais ampla tanto em números quanto em diversidade de público, é o canal onde mais se encontram pessoas da terceira idade, por exemplo.

Como dissemos no início do texto, esse universo é tão vasto, que não se sabe ao certo o número existente de Redes Sociais. O Wikipedia cita quase 300 no mundo inteiro, mas alguns sites apontam cerca de 500. Obviamente, sua empresa não precisa estar em todas, mas saiba que existem algumas que farão grande diferença em negócio. O site Conversation Prism criou um gráfico bem útil, que agrupa as redes por área. Sua última atualização foi em 2013. Uma ótima forma de definir sua estratégia de presença online.

Separamos para vocês as características das redes mais importantes e já estabelecidas, para que você saiba em qual delas deve investir seus recursos (tempo, dinheiro, pessoas):

É a Rede Social com o maior número de usuários no mundo. Se fosse um país, teria a maior população, com mais de 2 bilhões de pessoas (conforme anunciou Zuckerberg, em junho deste ano). É o líder absoluto no universo digital e será bem difícil outra desbancar o  seu sucesso.  É na rede que também encontramos a maior variedade de públicos, dos idosos aos mais jovens, e por isso, a chance do seu cliente estar ali é imensa. Além de conectar pessoas, a rede é um ótimo meio para compartilhar informações sobre o seu negócio. Apesar de muita gente reclamar do famoso “textão”, essa talvez seja a melhor plataforma para publicar conteúdos mais longos e informativos. Aproveite também o poder da rede para postar links do site e blog. Outra vantagem da rede é a parte de anúncios (Facebook Ads). Nela você pode fazer uma segmentação ultra específica, por exemplo: mulheres jovens que amam viajar, com renda acima de 5 mil reais e que morem em Belo Horizonte.

A rede, que tem como objetivo o compartilhamento de fotografias, é a que mais cresce no mundo. Atualmente possui cerca de 800 milhões de usuários. Conta com um público extremamente jovem e antenado, apesar do número de pessoas acima dos 40 estar cada vez mais presente na rede.  Outro ponto importante, é o gênero, as mulheres são a maioria no Instagram.  As postagens na plataforma possuem um senso estético muito maior do que em outras redes. Se você quer que sua empresa seja sucesso no aplicativo, o primeiro cuidado deve ter é com a qualidade das fotos. Os usuários não curtem textos longos, invista em legendas curtas e informativas. Os mercados de beleza, moda, decoração, fotografia, viagens e gastronomia reinam no Instagram.

A rede acabou de atingir os 330 milhões de usuários e mesmo depois de 11 anos de sua criação, ela ainda é uma plataforma influente. O microblogging possui uma limitação de 140 caracteres,  faz bastante sucesso entre os jovens e adultos com até 35 anos. Ela permite que os usuários twittem várias vezes ao dia sem ficar cansativo. É focada em mensagens e informações rápidas.  Bastante útil para divulgar links de matérias, site ou blogs.

O Youtube é uma plataforma de reprodução de vídeos que já existe há alguns anos, porém, ele vem ganhando cada vez mais espaço. Atualmente a rede possui mais de 1,5 bilhões de pessoas conectadas. A fama dos canais vem fazendo o Youtube ser uma das grandes apostas do mercado. Segundo a própria rede, seus usuários assistem mais de 3 bilhões de horas de vídeos todos os meses. Outro dado muito importante para empresas é que após assistir um vídeo, a chances de uma pessoa consumir ou comprar um produto é 40% maior.

O Pinterest ainda é uma rede social muito pouco aproveitada pelas empresas, o que é uma pena. A plataforma possui 175 milhões de usuários ativos e a maioria do seu público é composto por mulheres. Ela é uma plataforma de divulgação de imagens conceituais, porém é possível também divulgar o seu site ou blog. A rede permite que links e descrições sejam adicionadas, facilitando que o usuário ache suas postagens, pine (semelhante ao curtir) ou salve suas fotos. Para quem trabalha nos ramos de decoração, arquitetura, viagens, moda e beleza, é muito importante estar presente no Pinterest.

Criada em 2002, é uma rede social voltada para o mundo profissional. Portanto é uma plataforma que exige uma linguagem um pouco mais formal que as outras. Quem participa da rede está lá para falar e ler sobre negócios. Por isso, posts sobre crescimento de um determinado mercado, recolocação profissional ou cursos de atualização fazem grande sucesso. O Linkedin é uma plataforma que facilita a geração de novas parcerias e até clientes. Mas, se o seu ramo de atuação não fala sobre essas questões relativas ao universo dos negócios, talvez não seja a rede ideal para a sua empresa.

Agora que você já sabe um pouquinho mais sobre as redes mais influentes, cabe à sua empresa definir em quais delas é mais viável apostar.


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