Desde que o Instagram lançou a função Stories, no segundo semestre de 2016 , a rede tem ganhado cada vez mais força. Os mais de 250 milhões de usuários ativos diariamente ficam cada vez mais animados com os novos recursos lançados constantemente (filtros, máscaras, stickers, marcações, links, etc). Pensando nisso, muitas empresas, principalmente as gigantes e as mais ativas nas Redes Sociais, já investem pesado na ferramenta e aumentam cada vez mais seu número de fãs.
Porém, micro e pequenas empresas muitas vezes não possuem recursos suficientes para investir em bons profissionais ou contratar empresas especializadas para gerenciar as suas redes. Mas, isso não significa que você não pode fazer um trabalho interessante e que gere resultados. Por isso, separamos para vocês algumas dicas que irão te ajudar a utilizar o Stories a favor da sua empresa e das suas vendas:
Os Stories humanizam a sua empresa
Já falamos em algumas matérias por aqui sobre a importância de se criar posts contando os bastidores da sua empresa. A audiência quer saber quem são as pessoas por trás de um perfil empresarial. Pessoas se interessam por pessoas, pode acreditar. E isso é um ponto que pode ser muito bem explorado nos Stories. Como o recurso é mais informal e dura apenas 24 horas, é possível criar um conteúdo mais leve. Seja real, filme o dia a dia da empresa, como os produtos são embalados, mostre mensagens que recebe de outros clientes, e por aí vai, há uma infinidade de opções.
Você sabe o tamanho exato da sua audiência
Um ponto que podemos apontar como muito positivo é poder saber exatamente quantas pessoas estão assistindo o seu perfil pelos Stories. O que não acontece em uma imagem comum. Você consegue saber quantas pessoas curtiram a sua foto, mas não quantas visualizaram. O que é uma grande diferença. Outro detalhe é que você consegue saber quais são os seguidores que mais se engajam com o seu conteúdo, pois é possível saber quem te “assiste” frequentemente. Você pode aproveitar essas informações para fazer conteúdos mais direcionados.
Apareça para um número maior de pessoas
Já é uma realidade que a politica de visualização vem mudando no Instagram. Antigamente, as últimas fotos postadas eram as primeiras a serem mostradas no seu feed. Já hoje, entramos na rede e podem aparecer fotos de três dias atrás, de acordo com suas interações e preferências. E essa regra ainda não existe para os Stories, por isso a abrangência é maior. O seu conteúdo aparecerá para todos os seus seguidores, porém, eles precisam ter o interesse de clicar na “bolinha” para assistir.
É permitido postar várias vezes ao dia
Claro que no feed você também pode postar quantas vezes quiser, porém, fica chato e cansativo. E você pode se tornar maçante para sua audiência. Já nos Stories, é possível fazer vários posts e os seus seguidores não reclamarão da alta frequência. Claro, não dá para abusar, é necessário ter bom senso também. Mas dependendo do assunto é possível fazer vários posts seguidos ou postar várias vezes ao dia.
Abuse dos recursos
Os Stories te dão uma gama muito grande de opções para entreter o seu público, é possível colocar um filtro divertido, uma legenda, marcar pessoas, divulgar outros perfis, colocar links (caso a sua conta tenha mais de 10 k), entre outros. Todos esses recursos te ajudam a deixar a sua história mais interessante e divertida. Não acredite que por ser uma empresa, ela precisa ser engessada nas redes. As mídias sociais são ambientes descolados, e as marcas precisam saber aproveitar o seu melhor.
Patrocine posts no Stories
É um recurso novo, mas já é possível patrocinar posts. O conteúdo é mostrado para um público selecionado, segmentado na hora da criação do anúncio. Você pode escolher a faixa etária, localização e também as preferências. Porém, essa opção está disponível apenas para perfis comerciais. É um excelente recurso para aumentar o reconhecimento de sua marca na rede, além de atrair novos seguidores.
Agora que já te mostramos que é possível explorar os Stories de uma forma mais estratégica, vale a pena apostar nesse recurso e aumentar sua exposição no Instagram.