O alcance orgânico vem sendo muito questionado e comentado ultimamente. Isso se deve ao fato de que os posts do Instagram têm atingido cada vez um número menor de pessoas. Mesmo que uma conta tenha mais de 10 mil seguidores, apenas uma quantidade muito reduzida verá as publicações realizadas. O fato tem indignado empresas e blogueiros, que dependem também do número de acessos para sustentar o seu sucesso online. A rede agora prioriza quem investe em anúncios e, agindo desta forma, “obriga” marcas e empresas a aplicarem cada vez mais dinheiro na rede. Apesar de ser possível conseguir ótimos resultados aplicando valores mensais pequenos, algumas empresas ainda não possuem dinheiro para investir em anúncios e ficam dependentes do alcance orgânico. Se você se encaixa nesses quesitos: possui uma boa quantidade de seguidores, mas está vendo o seu alcance orgânico diminuir, separamos algumas dicas que podem te ajudar a aumentar o seu alcance orgânico.
Conteúdo informativo e interessante
Não adianta estar presente nas redes sociais se você não produzir informações relevantes e interessantes para o seu público. As pessoas só seguem empresas/marcas/pessoas se elas forem úteis de alguma forma. Invista em dicas, apresente dados, aposte em citações, capriche nas imagens. Faça o seu perfil ser atrativo e interessante.
Curta e Comente
Uma dica que poucas empresas levam em consideração é a interação com seu público. Nunca deixe um cliente sem resposta em sua página. Retribua curtidas, mostre que você também se interessa por seus seguidores. Outra dica é comentar em outros perfis, mas preste atenção, nada de comentários automáticos, isso pode até ser uma campanha negativa para marca.
Posts em sequência
Essa ideia começou a ser bastante difundida na rede, e desperta muito a curiosidade e interesse dos seguidores. A ideia é postar uma história ou dicas em partes. Por exemplo, toda segunda-feira você conta um pedaço de como foi construir a sua empresa ou a história bem sucedida de um cliente que usou o seu produto ou serviço. Isso cria ansiedade em quem está acompanhando, que vai procurar o seu perfil para saber a continuação do relato.
Use as hashtags certas
Estamos em 2017 e muitas pessoas ainda não compreenderam a importância das hashtags no Instagram. Elas servem como ferramentas de busca sobre um determinado assunto e são uma ótima maneira de atrair pessoas diferentes para o seu perfil. Uma boa ideia é criar uma hashtag personalizada da sua marca ou empresa.
Faça Promoções e Sorteios
Você já deve ter participado de algum sorteio que te pediu para seguir alguns perfis e marcar três amigos. Isso é muito recorrente no Instagram e traz muito resultado, além de novos seguidores. O trabalho depois será converter esses novos seguidores em fãs da sua marca.
Qual dessas estratégias você já utiliza para aumentar o seu alcance orgânico?